(11) 93254-6839

Envie uma mensagem

(11) 3164-3969

Entre em contato

vendas@eaglefire.com.br

Solicite um orçamento

(11) 93254-6839

Envie uma mensagem

(11) 3164-3969

Entre em contato

vendas@eaglefire.com.br

Solicite um orçamento

fique por dentro das últimas notícias

Solução de Problemas em Detectores de Fumaça

Eagle Fire - Solução de problemas em detectores de fumaça

Um detector e alarme de fumaça em operação pode alertá-lo sobre o incêndio, dando-lhe tempo para sair do ambiente com segurança. Conhecer os diferentes sons que um alarme de fumaça emite é fundamental para entender o que fazer. Se os alarmes de fumaça soarem, você deve evacuar o mais rápido possível e seguir seu plano de fuga de incêndio. No entanto, se você continuar a ter alarmes de fumaça irritantes e indesejados quando não há incêndio, aqui estão algumas ações que podem ajudá-lo a determinar o problema e solucioná-lo.

Também pode-se salientar que há uma diferença entre um detector de fumaça e um alarme de fumaça, basicamente um detector de fumaça é apenas um sensor que monitora a fumaça e está conectado a um sistema de alarme de incêndio em toda a ocupação, enquanto um alarme de fumaça tem ambas funções para monitorar a fumaça e um alto-falante que emite som para alertar os ocupantes do empreendimento.

Aqui está um guia rápido para usar se você estiver tentando descobrir os sons provenientes de seus alarmes de fumaça ou monóxido de carbono. Porém, vale lembrar que estas são só observações genéricas, as quais servem apenas para referência. Sempre consulte os fabricantes e os distribuidores dos equipamentos para implementar com exatidão os programas de inspeção, manutenção e controle dos sistemas instalados.

Um alarme pode fazer com que todos eles disparem

Alguns alarmes de fumaça podem ser interconectados para que, quando for detectada fumaça, todos disparem. Isto é importante porque um incêndio em outra parte do empreendimento pode fazer com que todos os alarmes de fumaça disparem para alertar os ocupantes. Um único alarme de fumaça com defeito também pode fazer com que todos os alarmes de fumaça disparem quando não há incêndio.

Se todos os alarmes dispararem sem incêndio, você deverá identificar qual dispositivo está iniciando o alarme. Você pode determinar isso consultando as instruções contidas nos datasheets dos fabricantes para ver como o modelo específico de alarme de fumaça identifica o alarme inicial. Isso geralmente é indicado por uma luz de LED no dispositivo. Você também pode pressionar o botão de silêncio em qualquer alarme de fumaça (caso o modelo tenha esta função) ou desativá-lo no painel, o que silenciará todos os alarmes de fumaça que não foram acionados, para que você possa ouvir apenas aquele que foi acionado. Depois de determinar qual deles está acionando o alarme e não houver incêndio, pode haver alguns motivos para o alarme soar.

Pode ser um alarme de monóxido de carbono (CO):

Você não pode ver ou sentir o cheiro do monóxido de carbono (CO), mas ainda assim é muito mortal. O monóxido de carbono pode ser liberado por aparelhos a gás ou óleo com defeito (fogão, aquecedor, forno), lareira ou até mesmo por uma tubulação conectada do empreendimento. Quer você tenha um alarme combinado de fumaça/CO ou um alarme de CO separado, se o som que você está ouvindo for um padrão de 4 tempos, o que significa que há 4 bipes seguidos por uma pausa repetidamente, o alarme que você ouve é para monóxido de carbono. Saia do ambiente imediatamente e ligue para os bombeiros para que possam investigar o problema. Uma combinação de alarme de fumaça/alarme de CO terá a mesma aparência de um alarme de fumaça.

Se todos os alarmes dispararem sem incêndio, você deverá identificar qual alarme de fumaça está iniciando o alarme. Você pode determinar isso consultando as dos datasheets para ver como o modelo específico do dispositivo identifica o alarme inicial. Isso geralmente é indicado por uma luz de LED no alarme de fumaça. Você também pode pressionar o botão de silêncio em qualquer alarme de fumaça (caso o modelo tenha esta função) ou desativá-lo no painel, o que silenciará todos os alarmes de fumaça que não foram acionados, para que você possa ouvir apenas aquele que foi acionado. Depois de determinar qual deles está acionando o alarme e não houver incêndio, pode haver alguns motivos para o alarme soar.

O alarme pode estar sujo

Se você determinou que o alarme é um alarme de fumaça, o que significa que é um 3 temporário (três bipes e uma pausa) e não um CO temporário 4 (4 bipes e uma pausa), então é possível que o alarme de fumaça esteja sujo. Poeira, sujeira e até aranhas podem entrar no dispositivo e fazer com que ele toque falsamente. Eles podem ser limpos com aspirador de pó ou ar comprimido. Observe no datasheet do fabricante se ele especifica um método de limpeza em vez de outro e para seguir as recomendações.

O vapor pode ser o problema

Se o seu alarme de fumaça estiver instalado perto de um banheiro, o vapor do chuveiro pode ter disparado o alarme. Os alarmes devem ser colocados a pelo menos 910 mm (36 pol.) da porta do banheiro para eliminar alarmes de vapor incômodos. Áreas de alta umidade ou espaços com umidificador também podem causar problemas no alarme. Se o alarme de fumaça for instalado próximo a um eletrodoméstico (fogão, forno etc.), ele poderá emitir um alarme falso, portanto, considere afastar o alarme do eletrodoméstico.

Como é a temperatura?

Os alarmes de fumaça são projetados para uso em uma faixa de temperatura específica, normalmente de 4oC a 49oC. Se a temperatura tiver subido acima ou abaixo dessas faixas, pode haver um alarme falso. Consulte as instruções do fabricante para saber a faixa de temperatura especificada do equipamento.

Se o seu alarme estiver tocando

Se o som que você ouve for um “chip” ou um bipe muito curto, o alarme está notificando que há um problema com o dispositivo. Veja no datasheet do fabricante a descrição dos diferentes tipos de sons e o que eles significam, pois cada alarme possui sua particularidade, mas em geral, um único bipe repetido pode significar um dos seguintes problemas:

– A bateria está acabando. Se o alarme tiver baterias substituíveis, substitua-as. Se for uma unidade selada com bateria de 10 anos, substitua o alarme.

– O fim da vida útil significa que se o alarme estiver se aproximando ou já se passaram 10 anos desde a data de fabricação, ele precisará ser substituído. Se o seu alarme tiver menos de 10 anos e as baterias novas ainda fizerem barulho, substitua o alarme de qualquer maneira.

Problemas contínuos

Se você ainda estiver tendo problemas com o alarme de fumaça que não consegue resolver, entre em contato com o fabricante ou seu distribuidor local para solucionar o problema.

Saiba mais:

Para saber mais sobre os diferentes tipos de alarmes de fumaça e como escolher o melhor equipamento, entre em contato com Eagle Fire, distribuidor de relevantes marcas para detecção e alarme de incêndio, como: Simplex, Tanda, Global Sonic, Xtralis e Wagner

Fonte:

Shawn Mahoney. 11-fev-2022

NFPA

Orçamento online

Clique aqui para fazer um orçamento com a equipe Eagle Fire

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Rayflex

ASSA