Sistemas de deteção e alarme de incêndios ajudam a identificar e controlar a chama, além de informar as pessoas durante ocorrências incêndio em edifícios comerciais, galpões logísticos, hotéis, hospitais, indústrias e diversos outros locais cujo sistema é precisamente instalado.
Neste artigo, serão apresentados alguns equipamentos imprescindíveis para um eficaz sistema de detecção e alarme de incêndio.
O que torna um sistema detecção e alarme de incêndio completo é combinação de diversos equipamentos que, trabalhados de forma integrada, representa segurança e proteção de ambientes e indivíduos. Abaixo estão alguns dos principais equipamentos para sistema detecção e alarme de incêndio.
Painel para controle e alarme de incêndio
Este é o cérebro do sistema. Ele recebe informações dos dispositivos instalados no ambiente e possui funções estratégicas, como notificação, monitoramento, acionamento e relatórios de desempenho para que qualquer risco seja informado e mitigado no menor tempo possível.
Detectores de fumaça
Em alguns casos, o primeiro indício de incêndio é a fumaça e os detectores de fumaça são muito necessários quando você precisa identificar o fogo em sua fase primária, tendo um melhor tempo de resposta. O detector de fumaça pode ser classificado em:
Detectores fotoelétricos: uma vez que a molécula de fumaça entra na câmara interna, ela passa por um feixe de luz para identificar se a partícula indica um incêndio ou não.
Detectores de ionização: entre placas eletricamente carregadas, se existir algum vestígio de material radioativo, o sistema identifica o perigo de incêndio.
Detectores de calor:
São detectores de incêndio com sensores que respondem ao calor. Os principais tipos de detectores de calor são:
Detectores de calor com temperatura fixa: só responde quando seus elementos de operação estão acima do nível de temperatura pré-determinado.
Detectores de calor com taxa de crescimento: só responde quando a temperatura aumenta, excedendo os níveis especificados.
Dispositivos de notificação:
Os dispositivos de notificação auxiliam no envio sonoro e/ou visual no local onde está o incêndio para que os ocupantes evacuem o empreendimento. Eles podem ser:
Sirenes: é ela quem emitirá o alerta às pessoas.
Sirenes audiovisuais: existem ainda equipamentos que alertam tanto com som quanto com algum tipo de mensagem visual para melhorar a eficácia da informação em situação de incêndio.
Não abra mão de instalar sistemas listados pela UL, aprovados pela FM ou em conformidade com a EN-54. Entre em contato com a Eagle Fire para obter equipamentos de detecção e alarme de incêndio com qualidade, certificações e garantia de qualidade.