Um incêndio pode ser extremamente desastroso em uma planta, especialmente se nela houver tanques para armazenamento de combustíveis inflamáveis.
O objetivo na instalação de um sistema de dilúvio para pulverização de água ao redor dos tanques é limitar a transferência de calor para os tanques vizinhos e evitar o colapso do ambiente em chamas. Além de oferecer mais tempo para que os bombeiros possam agir rapidamente.
Os projetores de média velocidade são comumente usados em sistemas fixos de dilúvio para pulverização de água. A seleção adequada do projetor de média velocidade considera a área de cobertura de pulverização de água e a densidade necessária em relação ao risco do ambiente protegido.
O sistema é projetado calculando a demanda de água para operação simultânea de todos os projetores de média velocidade instalados ao redor do tanque. De acordo com a NFPA 15, a pulverização de água aplicada às superfícies do reservatório não deve ser inferior a 0,25 gpm / ft2, que é 10,2 lpm / m2 da área da superfície exposta.
A distância horizontal entre os projetores de média velocidade deve ser tal forma que os leques de pulverização não se sobreponham, e a distância vertical não deve ser superior a 12 pés. A pressão mínima de operação de qualquer projetor de média velocidade deve ser de 20 PSI (1,4 bar).
O projetor de média velocidade tem um defletor externo que descarrega água em um padrão cônico direcional em forma de pequenas gotas. A água é distribuída uniformemente sobre a superfície protegida. Os bicos são projetados para descarregar água em superfícies verticais, horizontais, curvas e de formato irregular para garantir o resfriamento e evitar a absorção excessiva de calor, limitando os danos estruturais ou propagação do fogo.
O posicionamento e a direção do projetor de média velocidade deve considerar que a água borrife e cubra toda superfície exposta. Áreas secas ocasionadas devido à cobertura incompleta do projetor podem resultar na formação de pontos aquecidos que enfraquecem o combate ao incêndio.
O fornecimento de água para os projetores de média velocidade é controlado por um sistema de dilúvio, que deve operar por meio de uma válvula solenóide com atuador elétrico ou por meio de detecção de piloto úmido / piloto seco ou uma combinação de sistemas. O tempo de resposta desde a detecção do incêndio até a ativação da válvula de dilúvio do sistema de pulverização é, no máximo, de 40 segundos.
Os projetores de média velocidade de ação reversa são desenhados especificamente para proteger os topos dos tanques e são instalados na posição vertical para uma ampla cobertura, por meio do padrão hemisférico de pulverização.
No entanto, todas estas preocupações, especificações e detalhamento técnico precisam estar associados a produtos de qualidade para garantir seu pleno funcionamento em situações de emergência. A HD Fire Protect é extremamente cuidadosa ao projetar e fabricar seus equipamentos e a Eagle Fire possibilita uma entrega no Brasil de maneira responsável e justa para proteção dos tanques de combustíveis.
Referência: NFPA 15, Standard for Water Spray Fire Systems for Fire Protection